top of page

FOLK EVERYDAY!

  • Livia Guimarães
  • 30 de mai. de 2016
  • 4 min de leitura

O folk, estilo que teve seu auge nos anos 60 e 70, com gênios como Bob Dylan e Joni Mitchell, continua forte e a gente agradece. Muitas são as bandas atuais que tem feito este estilo imergir sem deixar a qualidade poética que é uma característica forte desse estilo cair. Claro que o folk de hoje é muito diferente daquele que era cantado por Dylan, engajado e politizado. Hoje o estilo soa mais passional. Mas mesmo assim, cada dia que passa eu tenho mais certeza que a minha vida é uma eterna discografia folk!



A música folclórica ou folk music, segundo a etimologia do termo adotada no século XIX, era a música feita pela sabedoria popular ("folk lore"). A denominaçāo indicava especialmente a música feita pela sociedade pré-industrial, fora dos circuitos da alta cultura urbana. Durante o século XX, o termo "folk music" recebeu um segundo significado: um tipo específico de música popular que é descendência cultural da música tradicional rural, ou de outro modo influenciada por ela. (wiki)


Para mergulhar na história do folk, sugiro um artigo super bacana, clique aqui.

Joni Mitchell por Jack Robinson,1968

As melodias folk, com sua mistura de gaita, violão, guitarra e banjo, me fazem bem, são nostálgicas e combinam em alguns aspectos com a minha personalidade. Esse estilo influência (há tempos) o meu gosto de tantas maneiras, que até atribuí o Sul dos Estado Unidas na rota de viagens a fazer com meu namorado (ainda bem que ele topou a ideia).

Por isso, listo aqui algumas MÚSICAS FOLK que eu curto e que me fazem viajar para dentro delas. 1. Bob Dylan - Mr Tambourine Man

Bob Dylan dispensa apresentações não é mesmo?! Sua personalidade deu ânimo à juventude em uma época em que as liberdades individuais, a guerra e o racismo eram regra no mundo dividido pela Guerra Fria entre EUA e URSS. Canções como Blowin´in the Wind também mexem muito comigo. Dylan explicou sua atração pelo folk: "A coisa sobre o rock'n'roll é que para mim de qualquer jeito ele não era suficiente... Havia bons bordões e ritmo pulsante... mas as canções não eram sérias ou não refletiam a vida de um modo realista. Eu sabia que quando eu entrei na música folk, era um tipo de coisa mais sério. As canções eram enchidas com mais desespero, mais tristeza, mais triunfo, mais fé no sobrenatural, sentimentos mais profundos"¹ Querem melhor explicação do por que o folk é tão inspirador?


2. Alberta Cross - Ghost of Santa Fe

Alberta Cross é uma banda de rock anglo-sueca, formada em 2005 pelo vocalista e guitarrista Petter Ericson Stakee e o baixista Terry Wolfers (que acabou deixando a banda em 2013 ).

Descobri a banda por acaso e simplesmente me apaixonei pelo som dos caras. A canção "Low Man" é tocada no final do episódio 8 da 2ª temporada de Californication e no episódio 2 da 2ª temporada de Sons of Anarchy. As músicas misturam o bandolim, violino, trompa, trompete e todos estes elementos conspiram para elevar a faixa "Fantasma de Santa Fé" a minha música preferida, a qual eu escuto quase todos os dias. A faixa de abertura do novo álbum, " Fantasma de Santa Fé" anuncia-se com um coro de buzinas e as palavras falam da procura por fantasmas, para o passado, para o seu próprio eu. Com a saída do baixista Terry Wolfers, Stakee saudou a solidão e o desafio de um novo começo que sentiu, de muitas maneiras, como tudo começou: Sozinho.


3. Quiet Life - Cave Country/No Surprise

Sabe quando a vida parece meio chata e você tem vontade de morar dentro de uma música? esta música seria Cave Country da banda Quiet Life.

A banda representa fortemente o Noroeste do Pacífico com o estilo chamado de Folkedelphia (Philadelphia located folk music), que mistura o indie folk com uma pegada mais pesada ​​de guitarra e bateria, ao mesmo tempo que carregam o rootsy, o que dificulta não compará-los às raízes do rock n roll americano. O vocalista Spellman dise que "Alguns nos classificam como alternativos, outros com rock e até mesmo country, mas a verdade é que nós aceitamos bem todos essas rotulações." Os acordes vibram do coração e eles deixam a inspiração realmente rolar, difícil não se imaginar em uma estrada dos Estados Unidos vislumbrando a paisagem ouvindo Quiet Life.

4. Lac La Belle - Carry Me Under

Esta banda me lembra muito a banda composta pelos personagens Elise e Didier do filme The Broken Circle Breakdown (Alabama Monroe) - diga-se de passagem, um filme que eu acho lindo. Lac La Belle é um dueto acústico de Detroit, Michigan, influenciada pela cultura norte-americana de 1920, mistura história com o presente para criar canções que capturam a experiência humana através de acordeão, bandolim, banjo, ukulele, órgão, harmonização vocal, e guitarra. O resultado é um som meio folk, meio blues.

Não encontrei no youtube a música Carry me Under que eucurto bastante, para ouvi-la clique aqui



Através da rádio WXPN, que é uma rádio do Noroeste do Pacífico dos Estados Unidos, conheci o programa Folkadelphia (Philadelphia located folk music), o qual vocês podem ouvir online, todas as quartas-feiras de 22-23h. E esta rádio é a minha fonte de descobertas para novas bandas e cantores folks, fica como uma dica ;D

Para ouvir o programa da rádio: clique aqui


E para finalizar este post com chave de ouro...alguma coisa acontece com meu coração quando escuto Joni Mitchell ♥


¹ Texto de Cameron Crowe no álbum de 1985 Biograph

Comentários


© 2016 design by Livia Guimarães criado com Wix.com

  • Twitter B&W

"FUI PARA OS BOSQUES VIVER DE LIVRE VONTADE. PARA SUGAR TODO O TUTANO DA VIDA. PARA  ANIQUILAR TUDO O QUE NÃO ERA VIDA E PARA QUANDO MORRER, NÃO DESCOBRIR QUE NÃO VIVI."

Henry David Thoreau

bottom of page