DICAS PARA LER E ANALISAR UMA OBRA LITERÁRIA
- Livia Guimarães
- 29 de jul. de 2016
- 3 min de leitura
No meu segundo período do curso de letras, tive que fazer a minha primeira análise literária. E mesmo gostando muito de ler, nunca havia me atentado a elaborar estratégias, fazer anotações, para ter algo mais concreto sobre os livros, uma vez que lia por hobby. Com o tempo, eu passei a esquecer algumas histórias, perdia as lembranças das características de personagens e de frases que eu havia gostado. A partir dessa primeira análise que fiz na universidade, percebi o quanto fazer uma ánlise ajuda a estruturar a leitura e consequentemente, o conhecimento.
Por isso, resolvi destacar aqui algumas das estratégias que utilizo.

DICA #1 - PROCURE UMA BOA EDIÇÃO/TRADUÇÃO
Uma boa edição é fundamental para uma leitura mais prazerosa e fluída. A escolha do tipo da folha, fonte e tamanho das letras, diagramação, se há ou não notas de roda pé, devem ser levadas em consideração, bem como a tradução. Normalmente os clássicos da literatura mundial já passaram por várias traduções, como a Ilíada, Madame Bovary entre muitos outros. Pesquisar na internet sobre estas traduções pode ser muito útil, pois, algumas traduções apresentam uma linguagem mais moderna, outras mais fiéis ao estilo do autor, algumas também podem destoar muito do vocabulário do original.
DICA #2 - NÃO INTERROMPA A LEITURA PARA PROCURAR PALAVRAS NO DICIONÁRIO
É natural encontrarmos palavras que não conhecemos ao longo da história, algumas são fundamentais para o entendimento de uma frase ou parágrafo, essas você deve buscar assim que perceber sua necessidade. Entretanto, outras palavras podem ser entendidas com o contexto, pois parar a cada palavra não compreendida, além de quebrar seu ritmo de leitura, pode te dispersar para outras coisas e atrapalhar sua linha de raciocínio.
DICA #3 - LEIA A INTRODUÇÃO E AS NOTAS DO AUTOR
Antes de pular para a história em si, eu leio tudo o que o livro oferece sobre o autor, seja uma nota, um resumo da sua biografia, ou mesmo uma introdução feita por outro autor. Elas podem clarear as coisas que estão por vir.
DICA #4 - FAÇA ANOTAÇÕES
Tomar notas sobre as suas observações e impressões ao longo do texto pode te ajudar na compreensão, especialmente se é uma narrativa muito enredada ou se existem muitos personagens. Fora que te ajuda a lembrar em que ponto da história você parou quando retomar a leitura.
DICA #5 - USE INDICADORES PARA MARCAR SEUS QUOTES
Usar indicadores adesivos para marcar suas citações favoritas, ajuda a localizar com mais facilidade as frases mais significativas do livro pra você. Eu passei a ter esse hábito a pouco tempo, e tem me ajudado e muito.
DICA #6 - ANALISE PERSONAGENS E NARRADOR
Quem é o protagonista da história? Existem padrões? O que você sabe sobre os personagens? Às vezes o autor dedica muito tempo a descrevê-los, mas, em outros casos, eles apenas aparecem e seus detalhes vão sendo construídos ao longo da história. Preocupe-se também em identificar quem é o narrador, e qual o seu tipo.
DICA #7 - FIQUE ATENTO AO MODELO DE NARRAÇÃO E AO TIPO DE LINGUAGEM
Perceba se a narração é linear, se ela conta os acontecimentos em ordem cronológica ou se as coisas acontecem sem aviso. Perceba se o estilo de linguagem é formal ou coloquial, se existe alguma conexão entre o argumento do texto e o estilo. Anote, por exemplo, se existe muita descrição ou uso de metáforas, se o diálogo predomina no texto, etc.
DICA #8 - CONSIDERE O CONTEXTO HISTÓRICO
A literatura se produz por si mesma, portanto, é importante que você considere o que acontecia na época em que o livro foi escrito. Leve em conta a situação política, econômica e social em que o livro foi escrito, assim como os movimentos culturais vigentes na época.
DICA #9 COMPARE O LIVRO COM OUTRAS OBRAS
Pode ser do mesmo autor ou mesmo um outro livro, fazer leitura comparada é uma boa forma de contrastar pontos na analise, ver a evolução do autor etc.
DICA #10 - FAÇA FICHAMENTO
Eu comecei a fazer fichamento a pouco tempo também, e me arrependo de não tê-lo feito antes. Os fichamentos ajudam você a organizar todos os principais pontos da obra como : contexto, história, época, gênero etc. Você pode fazer online ou mesmo no famoso papel e caneta (nas papelarias vendem fichas específicas para isso), o bacana é que você pode consultar sempre que quiser, mesmo tempos depois da leitura, e isso fará não só você a se lembrar do conteúdo, como também fixará mais ainda as informações que você coletou da obra. Deixarei abaixo o modelo que eu uso: Modelo de fichamento
Comments